terça-feira, 20 de maio de 2014

Os desafios da adolescência



ANÁLISE DO TEXTO:

  • Título: Os desafios da adolescência
  • Autor: Wagner Ranña
  • Publicação: UOL, vivermente,dezembro de 2005.
  • Tema: Adolescência
  • Argumentos usados para defender o ponto de vista do autor:  [..] A própria existência da adolescência é bem marcada historicamente. Podemos dizer que ela é um fenômeno da contemporaneidade. Nas sociedades que não passaram pelas transformações que delineiam hoje o mundo ocidental, e mesmo nas sociedades atuais tradicionais, a passagem da infância para a vida adulta acontece de forma tranqüila, amparada por rituais socialmente estabelecidos, fazendo com que esta mudança seja vivida de forma coletiva, ritualizada, tradicional. Além disso, é transmitida de uma geração a outra por séculos. 
[..] necessidade de "ritualizar" a passagem vai ser então considerada problemática, e isso torna-se "o" adolescer. Daí o importante conceito de "síndrome da adolescência normal", de Aberastury e Knobel. O que antes era coletivo e tradicional hoje é "patológico e problemático". O que antes era marcado pelo amadurecimento biológico, e finalizado por um ritual de iniciação, hoje é vivido singularmente e de forma muito diversificada: é o primeiro beijo, a primeira transa, um piercing, uma tatuagem, uma viagem sem os pais. Dentre essas diversas formas de adolescer encontramos as mais problemáticas, as mais sofridas, e também as patológicas. Porém, a diferenciação entre o normal e o patológico é difícil, e promove-se muita estigmatização e patologização diante dos estranhos comportamentos dos jovens.




QUESTÕES SOBRE O TEXTO

1) Em que consiste esta etapa da vida - adolescente, adolescência e adolescer, pela qual passam todos os homens contemporâneos.
R: Consiste no período da vida que vai precisamente dos 10 anos até os 19 anos, 11 meses e 29 dias. Fase, em que ocorrem pelo menos três fenômenos importantes do desenvolvimento humano: do ponto de vista biológico, a puberdade, com o amadurecimento sexual e reprodutor; do ponto de vista social a passagem da infância para a vida adulta, com a assunção de papéis adultos e a autonomia em relação aos pais; e, do ponto de vista psicológico, a estruturação de uma identidade definitiva para a subjetividade.

2) O que é a puberdade precoce,segundo texto?
R: Segundo o texto, é uma antecipação do começo da puberdade. Essa antecipação se deve a vários fatores. Um deles é o aumento do peso corporal, que se deu em função das melhores condições de saúde e alimentação, mas também por um maior apelo para o amadurecimento sexual, determinado pelo imaginário veiculado nos meios de comunicação.

3)Cite 3 argumentos usados pelo autor para falar sobre contemporaneidade.
R:  -A existência da adolescência é bem marcada historicamente mesmo nas sociedades atuais e tradicionais, a passagem da infância para a vida bem tranquila .
- Nas sociedades ocidentais se caracterizam um alargamento do tempo da formação profissional que chega dos 25 anos ou mais. Nas sociedades modernas o adolescer passou a ser um processo vivenciado de forma individual com ideias de liberdade.
- A necessidade de ritualizar a passagem vai ser então considerada problemática e isso torna-se o adolescer. O conceito criado para evidenciar exatamente esse aspecto: da passagem da infância para a vida adulta, o sujeito terá de cumprir a tarefa de viver os lutos pela perda do corpo infantil e dos pais da infância restituindo-se subjetivamente como adulto.

4) O que o autor diz sobre a adolescência brasileira? Cite 3 aspectos mais importantes.
R: - O mais grave aspecto que envolve o adolescente brasileiro refere-se á mortalidade por causas externas hoje, na faixa etária entre os 15 e 20 anos se concentra a maior mortalidade.
- Os jovens são vitimas de ações ilegais, até mesmo criminosas, por domínio de poder ou choque contra a policia.
- Encaminhando para algum entendimento psicológico, ou não se vinculou ou foi atendido de forma inadequada, ao se ver mais livre o jovem desenvolve-se nas drogas, lideranças negativas ou com formas imaginarias de poder conseguir algo usando a violência.

5) Qual é, segundo o autor, o papel dos pais?
R: Segundo o autor, os pais também devem passar por um processo de mudança, deixando de tratar o filho, que está se tornando um adolescente , como uma criança, para o melhor do psicológico do jovem e também para não haver conflitos familiares.

6) O que o autor diz com relação a profissão''ídolos e amor''?
R: É  quando o jovem está em busca de seu papel social na escolha de uma carreira e procura ídolos ou amigos para se encaixar.O amor é uma forma que o jovem encontra para se construir.

7) Com qual argumento utilizado pelo autor você mais se identificou?
R: Quando o autor diz que o adolescer é um evento cheio de emboscadas ''O adolescer é um dos eventos cheios de emboscadas que temos de enfrentar na vida moderna.  As crises relacionadas às transformações envolvem a todos. Pais, educadores e profissionais da saúde também fazem parte dela e freqüentemente manifestam sintomas ao enfrentar a convivência com os jovens, revivendo suas próprias adolescências. O desamparo e a necessidade de criar os próprios rituais de passagem estão presentes em todos os períodos da vida humana, como no envelhecer, no aposentar-se e até mesmo no morrer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário