segunda-feira, 26 de maio de 2014

METÁFORA, PERSONIFICAÇÃO E ANTÍTESE

METÁFORA -  é uma figura de linguagem construída por uma comparação implícita.
Exemplo : Juliana é uma flor.

PERSONIFICAÇÃO - é a figura de linguagem que atribui características humanas a seres não humanos (animais,objetos,fenômenos da natureza...)
Exemplo: Hoje abri a janela e o sol sorriu pra mim.

ANTÍTESE - é a figura de linguagem composta por palavras opostas.
Exemplo: O amor e o ódio caminham lado a lado.


 EXERCÍCIOS
Metáfora:

1) O que é metáfora?
 R: É uma figura de linguagem, na qual compara-se argumentos implicitamente.

2) Cite duas frases com metáfora.
R: "Meu dia é uma maratona''
    ''Gabriela é uma luz iluminando minha vida''

3)Essa figura de linguagem possui comparação explícita ou implícita? Exemplifique
 R: Implícita. Pois ao comparar as ideias, não utiliza a palavra 'como'.
 Exemplo- comparação: "Essa menina é linda como uma flor.
                 metáfora: ''Essa menina é uma flor''

Personificação:

1)O que é personificação?
 R: É quando colocamos características de seres humanos a seres não humanos.

2)A personificação é usada em sua linguagem? Cite exemplos.
R: Poucas vezes. Exemplo: "Adoro quando o dia sorri pra mim"
                                          "O sol me abraça no frio"

3)Na frase: "O cachorro me agradeceu com um belo sorriso, o ossinho que lhe dei.'' Onde está a personificação? Explique.
R: Quando diz que o cachorro agradece o osso com um sorriso, sendo que cachorro não sorri, quem faz isso é o ser humano.

Antítese:

Assinale a alternativa que contém uma antítese:
(a) O amor é um sentimento maravilhoso.
(b) A paz caminha ao lado da guerra.
(c) O menino é um doce.
(d) Mariana está uma onça.

Resposta: alternativa B


4 comentários: