segunda-feira, 28 de abril de 2014

ANÁLISE DOS CONTOS


  SUFOCO
           
        É um conto que possui narrador 3ª pessoa e intruso.
        Tudo acontece em um campo de futebol quando Jacarandá, o juiz, sofre com agressões verbais,com o desrespeito a sua mãe e é vaiado, por torcedores que assistem ao jogo. Tudo o que ocorre na partida que desagrada aos torcedores, fica sendo ''culpa'' do árbitro, até um jogador vem lhe tirar satisfações, e ocorre uma discussão, na qual, ele expulsa o centroavante, o que gera ameaças de tomar uma surra, logo depois o capitão da equipe da equipe vai para cima dele, o que causa tumulto entrando policiais e jornalistas . Ao término do jogo e de toda euforia, ele toma seu banho e pensa em tudo o que havia acontecido em seu trabalho e lhe bate insegurança. Ao sair do estádio é noite, e Jacarandá  está sozinho, ele dá sinal para um táxi, e quando o carro vai parando, torcedores revoltados com o resultado da partida o espancam cruelmente.


O CASO DA VARA

Damião era um rapaz que estava no seminário, por obrigação de seu pai. Lá, ele estava infeliz, até que certo dia resolveu fugir. Fugido do seminário, Damião não sabia para onde iria, já que seu pai o mandaria de volta para lá. Pensou em seu padrinho mais logo abandonou a possibilidade, já que foi ele que o levara para lá. Logo pensou em Sinhá Rita, uma viúva querida de seu padrinho.
Foi até a casa dela e contou-lhe o que havia acontecido. Pediu que ela  conversasse com seu tio, e pedisse que o tirasse do seminário. Sinhá Rita prometeu o ajudar, enquanto isso ele ficou hospedado na casa dela.

Certo dia, Sinhá Rita tinha dado as suas escravas tarefas a serem cumpridas. Uma delas ainda não havia acabado a tarefa em seu prazo, foi aí que Sinhá Rita se enfureceu e pediu que Damião  buscasse a vara com a qual bateria na garota. Damião levou algum tempo pensando se deveria realizar o pedido. Mesmo com pena da garota obedeceu o pedido, porque Sinhá Rita estava o ajudando a sair do seminário.



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário