segunda-feira, 28 de abril de 2014

ANÁLISE DOS CONTOS


  SUFOCO
           
        É um conto que possui narrador 3ª pessoa e intruso.
        Tudo acontece em um campo de futebol quando Jacarandá, o juiz, sofre com agressões verbais,com o desrespeito a sua mãe e é vaiado, por torcedores que assistem ao jogo. Tudo o que ocorre na partida que desagrada aos torcedores, fica sendo ''culpa'' do árbitro, até um jogador vem lhe tirar satisfações, e ocorre uma discussão, na qual, ele expulsa o centroavante, o que gera ameaças de tomar uma surra, logo depois o capitão da equipe da equipe vai para cima dele, o que causa tumulto entrando policiais e jornalistas . Ao término do jogo e de toda euforia, ele toma seu banho e pensa em tudo o que havia acontecido em seu trabalho e lhe bate insegurança. Ao sair do estádio é noite, e Jacarandá  está sozinho, ele dá sinal para um táxi, e quando o carro vai parando, torcedores revoltados com o resultado da partida o espancam cruelmente.


O CASO DA VARA

Damião era um rapaz que estava no seminário, por obrigação de seu pai. Lá, ele estava infeliz, até que certo dia resolveu fugir. Fugido do seminário, Damião não sabia para onde iria, já que seu pai o mandaria de volta para lá. Pensou em seu padrinho mais logo abandonou a possibilidade, já que foi ele que o levara para lá. Logo pensou em Sinhá Rita, uma viúva querida de seu padrinho.
Foi até a casa dela e contou-lhe o que havia acontecido. Pediu que ela  conversasse com seu tio, e pedisse que o tirasse do seminário. Sinhá Rita prometeu o ajudar, enquanto isso ele ficou hospedado na casa dela.

Certo dia, Sinhá Rita tinha dado as suas escravas tarefas a serem cumpridas. Uma delas ainda não havia acabado a tarefa em seu prazo, foi aí que Sinhá Rita se enfureceu e pediu que Damião  buscasse a vara com a qual bateria na garota. Damião levou algum tempo pensando se deveria realizar o pedido. Mesmo com pena da garota obedeceu o pedido, porque Sinhá Rita estava o ajudando a sair do seminário.



   

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4: DEBATER É MAIS IMPORTANTE QUE TROCAR IDEIAS

Informações
Texto 1
Texto 2
Texto 3

Informações sobre os textos lidos pelo grupo: título, autor, fonte (retirado do livro “tal”, da internet, do jornal etc.)
Título: “Anorexia e bulimia na infância e na adolescência.”
Autor
: Departamento Científico de Terapia Nutricional SBP.
Fonte: 
http://www.conversandocomopediatra.com.br
/website/paginas/materias_gerais
/materias_gerais.
php?id=177&content=detalhe
Título: Anorexia e bulimia aumentam entre crianças e adolescentes, dizem estudos internacionais
Fonte: 
http://amaivos.uol.com.br
/amaivos09
/noticia/noticia.asp?cod_noticia=11984&cod_canal=33
Título: Bulimia VS Anorexia
Fonte: http://veja.abril.com.br/especiais
_online
/anorexia-bulimia/bulimia-anorexia.shtml
Autor: Marina Dias




Tema e subtemas (o que dizem, como dizem, qual a opinião do autor sobre o tema)
Ao se tratar da anorexia, relata o fato de o jovem que sofre com essa doença, tende a diminuir o número de refeições e a preferir alimentos com baixa caloria, ou permanece em jejum por tempo prolongado, assim ocorre a perda excessiva de peso com grandes conseqüências psicológicas, e pode ocasionar a morte. O autor diz que a bulimia parece ser mais comum que a anorexia, pois o jovem pode manter seu peso ou estar acima. Diferentemente da anorexia, a bulimia se caracteriza pela ingestão de grande quantidade de alimentos, seguida pela indução do vômito.
Diz que cerca de 2% da população sofre com esses dois tipos de problema, com predomínio feminino, de 10 mulheres a cada um homem.
“O distúrbio geralmente se inicia na adolescência e se desenvolve pela exposição do adolescente a constantes situações de estresse. Não existe uma causa definida, mas sabe-se que existe uma interação entre fatores genéticos, psicossociais e sócio-culturais”- diz o endocrinologista Dr. Frederico Marchisotti.
O perfil do adolescente portador de distúrbio alimentar é de uma pessoa ativa, muitas vezes, líder da turma, perfeccionista. Comportamento obsessivo-compulsivo e depressão também estão associados ao quadro.
Ao falar sobre a anorexia e bulimia,relaciona-se com a anorexia nervosa e bulimia nervosa, que tem em comum as causas, sintomas, a perca de peso e as consequências. A opinião do autor sobre o tema é que em 70% dos casos, a anorexia e bulimia é causada pela “beleza magra’’ que é o estímulo ao corpo ideal.

Quais aspectos do texto lido ajudam o grupo a elaborar suas opiniões sobre o tema?
Dizer que quem sofre com uma dessas doenças, tem distúrbios psicológicos, e precisam ter ajuda de familiares e um tratamento médico.
Que essas doenças podem ser mais sérias do que imaginamos, pelo simples fato de só serem tratadas psicologicamente e que podem ocasionar outras doenças como a depressão, o que indica serem doenças gravemente preocupantes.
Ao dizer sobre que quem sofre dessas doenças são pessoas com problemas psicológicos e sociais e também ao mostrar as consequências da doença.

Os textos lidos apresentam um único ponto de vista sobre o tema ou pontos de vista diversos e, por vezes, divergentes?
Um ponto de vista, que diz ser duas doenças psicológicas e que podem levar a morte.
Um único ponto de vista, de dizer que são duas doenças graves, e que muitas vezes praticadas por excesso de vaidade.
Apresenta um único ponto de vista sobre o tema,ao mostrar que de qualquer forma a doença pode ser muito grave.

CRÔNICA


CRÔNICA DE UMA PASSEATA - OUTROS GRITOS

Preso à minha classe, à minha ideologia, à minha cor , vou pela rua cinzenta e me extravio entre os milhares,leio suas faixas e ouço seus brados para saber quem me torna, quem sou. Não perco consciência da minha identidade, das minhas convicções ,mas me misturo á massa e quero ser mais de um.

Aprecio alguns que empunham cartazes inesperados,que preferem gastar sua tinta contra a Fifa, essa entidade que quer se engastar por aqui e impor um regime de exceção: feito de monopólios, despejos forçados,especulações. Consigo ser então um jovem que mais critica do que se empolga com o futebol, embora saiba que assistirei ao próximo jogo da seleção.

Afasto-me desse núcleo e mais mudanças se produzem em mim: sou agora um jornalista atacando a imprensa tradicional, sou um anarquista, sou um metroviário reclamando o reajuste salarial, gritando a plenos pulmões contra o governador.

Distraído, me aproximo de facções que não obtêm minha apreciação: estranho jovens em efusão patriótica envoltos em bandeiras do Brasil, cantando o hino como jamis se canta, com entusiasmo febril. Seus gritos são velhos libelos contra toda política, ou contra o PT e a nova classe dominante, a pauta já desgastada da corrupção somada a pedidos vagos por saúde, educação.

Quando cruzam com grupos empunhando bandeiras de uma mesma cor, entoam seus gritos de rejeição, sem partido, sem partido, tentando abafar qualquer dissenso. A eles não me uno, acometido pelo sutil temor de uma cooptação, de uma espoliação reacionária do movimento popular. Devo seguir até o enjoo?, me pergunto sentindo pela primeira vez um desalento, o cansaço nas pernas.


ANÁLISE DA CRÔNICA
A crônica relata um acontecimento atual, os protestos que aconteceram no Brasil por causa da Copa. O autor da crônica quer dizer que os jovens estão mais empolgados com as críticas do que com a Copa que está por vir, e ele acaba indo protestar junto com os jovens e muitos vão apenas para destruir os patrimônios da cidade.

jkhhhh

terça-feira, 22 de abril de 2014

DIFERENÇA ENTRE CONTO E CRÔNICA



A crônica por vezes é confundida com o conto. A diferença básica entre os dois é que a crônica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos. A crônica também se utiliza da 
ironia e às vezes até do sarcasmo. Não necessariamente precisa se passar em um intervalo de tempo, quando o tempo é utilizado, é um tempo curto, de minutos ou horas normalmente.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

OPINIÃO DOS INTERNAUTAS SOBRE O FILME ''12 ANOS DE ESCRAVIDÃO''


1) anônimo:  Vale a pena, enrendo muito bom sem contar a performance dos autores
2) anônimo:  Que filme maravilhoso, e ao mesmo tempo tão triste... Pois pessoas assim existiram, e sempre existirão...
Parabéns pela premiação, aos ganhadores, principalmente à Lupita, linda demais!
3) anônimo: Maravilhoso !!!!!!!!!!!!! com certeza ganhara alguns oscar's   relata uma realidade que conhecemos  mas de uma perspectiva diferente em relaçao aos relatos sobre a escravidao no Brasil , a diferença estar em o negro ser o fator que move a historia e nao apenas um pano de fundo .   Realmente sublime !!!!!!   simplesmente  belo com um realismo e sensibilidade  incríveis .
4)Chato, arrastado e lacrimejante. Com tantos desqualificativos,  fica difícil imaginar como ''12 Anos de Escravidão'' ganhou tamanho prestígio junto à crítica e ao público, conquistando prêmios no Globo de Ouro e chegando com força ao Oscar-2014, nas categorias principais. Sinal dos tempos em que as obras cinematográficas são avaliadas primordialmente por aspectos externos a elas próprias e se transformaram em peças de panfletarismo ideológico, o que resulta em má política e péssimo cinema.

  • As impressões dos internautas sobre o filme são semelhantes às suas?
Resposta: Não, pois achamos o filme monótomo apesar de apresentar muito bem o tema, e a maioria dos internautas gostaram do filme.

  • Provavelmente, os comentários são organizados de formas distintas: alguns comentam o filme, outros relacionam-se bastante com o momento histórico; outros, ainda, fazem relações com os sentimentos humanos. Identifique pelo menos dois pontos de vista apresentados em diferentes perspectivas.
Resposta: Alguns relacionam o filme com o que acontecia no passado com os negros e por ser baseado em fatos históricos.Outros relacionam com sentimentos humanos tomando por base a crueldade e desigualdade.

  • Você se identificou com alguns dos comentários feitos pelos internautas? Por quê?
Resposta: Sim, um deles diz que o filme é chato e lacrimejante, o que concordamos,  pois além de triste repete muitas vezes a mesma coisa.

O QUE É RESENHA?

Resenha é um estilo literário que propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto,analisando e descrevendo aspectos considerados relevantes sobre ele, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado . O objeto resenhado por ser um filme,um álbum,uma peça de teatro e etc.Pode ser uma resenha ''critica'' ou ''descritiva''.




RESENHA DO FILME :  12 ANOS DE ESCRAVIDÃO


O filme 12 anos de escravidão , retrata em geral como era a vida dos escravos. Ele toma como exemplo um homem chamado Salomon que era um negro livre e tinha uma vida independente junto com sua família. Salomon foi enganado e sequestrado, acusado de ser um negro fugitivo e levado para ser escravo junto com outros negros. O filme também mostra o cotidiano dos escravos com o foco em Salomon e sua amiga Patsey,que sofrem muito nas mãos do fazendeiro Edwin Epps e sua esposa, que constantemente apelam com violência contra os dois, tratando os negros como objetos de trabalho.
As cenas que Patsey recebe chicotadas são dolorosamente reais e nos comove muito, retratando o quão preconceituoso e cruel o ser humano pode ser com o próximo. Salomon fica 12 anos na fazenda , onde acaba encontrando Bass , um branco que vai ajuda-lo a escapar da escravidão. Após seu resgate, Salomon Northup escreveu um livro detalhado sobre o que viveu nesses 12 anos, o que gerou o filme.



COMENTÁRIO DAS AUTORAS DA RESENHA


ISIS : No meu ponto de vista o filme foi bem planejado, ao mostrar como antigamente era praticado o racismo com os negros , fazendo-os como escravos, mas não foi um filme que me agradou , nem prendeu atenção , pois na maioria das partes ficou repetindo cenas que mostrava o trabalho e a agressão com os negros , o que na minha opinião deixou o filme monótono.

LAURA: Achei a história do filme muito boa, porque retrata perfeitamente a antiga realidade dos negros escravos. Sendo assim é um filme bastante triste porque demonstra como eles eram violentamente tratados. Porém achei que é um pouco repetitivo mostrando diversas vezes eles sendo mal tratados.

AMANDA: Eu achei o filme muito bom, mostrou muito bem o que os negros sofriam, como eram tratados com muito desrespeito como se fossem objetos de troca.O filme me fez refletir sobre a realidade da época e o quanto os brancos se achavam superiores e é um filme com cenas muito tristes e repetitivo.

GABRIELA RECO: Achei que o filme retrata bem a realidade dos escravos antigamente, como os maus tratos que eles sofriam pelos seus ''donos''.

GABRIELA VIEGAS: Achei o filme muito bom. fala de um negro antigamente que era livre, e que depois de algum tempo,infelizmente virou escravo,o filme retrata que antigamente os brancos tinham poder para fazer qualquer coisa com os negros. O filme fala bem como os negros eram tratados, o sofrimento deles quando apanhavam, mostrava também o sofrimento...

terça-feira, 15 de abril de 2014

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3- O DIÁLOGO ENTRE AS TIPOLOGIAS TEXTUAIS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO

FILME: 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE O FILME:

1) Você gostou (ou não) do filme? Explique as razões.
Resposta: Não gostamos, pois além de mostrar muitas injustiças com os negros, foi um filme cansativo, achamos que mostrou muitas vezes a superioridade que os brancos tinham pelos negros, e repentinamente o trabalho exercido por eles.

2) O que você achou dos personagens? Por quê?
Resposta: Achamos que muitos personagens interpretaram muito bem a injustiça causada antigamente, sobre o racismo.

3) Que sentimentos a obra lhe despertou? Por quê?
Resposta: Revolta, tristeza e raiva, pois ficamos indignadas pela maneira que os brancos tratavam os negros.

4) O que você pensa sobre o tema central do filme?
Resposta: Que o racismo, é praticado por pessoas egoístas, que não conhecem os valores do próximo.

5) Você já havia pensado sobre esse tema? Em que circunstância?
Resposta: Sim, quando há uma certa discriminação de raças, como por exemplo a cota de faculdades  para os negros, isso mostra uma desigualdade, pois eles também tem a mesma capacidade que outros membros da sociedade.