segunda-feira, 6 de outubro de 2014

ARTIGO DE OPINIÃO DO GRUPO: Educação se começa por boa vontade

A educação é o que mais tem se falado durante anos, tanto na política quando na boca do povo. Quando se trata de educação não podemos apenas pensar em respeito, mas claro isso é fundamental, também precisamos pensar em escolaridade, fundamento, formação de uma pessoa para seu futuro, tanto para o profissional quanto para o seu conhecimento. Precisamos valorizar cada livro e cada informação que obtemos, pois há muitas pessoas hoje em dia sem qualificação, porque não dão valor ao material que se ganha e muito menos às oportunidades que tem. Para que a educação possa evoluir, não basta apenas os investimentos dos governos, mas também a boa vontade dos alunos.

MARIA ALICE SETUBAL - A EDUCAÇÃO NO PAÍS DO FUTEBOL

O país do futebol ouviu milhares de cidadãos clamando nas ruas por uma "educação padrão Fifa".
Um primeiro olhar aos dados educacionais dos últimos dez anos nos permite comemorar o acesso ao ensino fundamental de 98% das crianças e adolescentes de 7 a 14 anos.
Sem dúvida, os dados mostram um enorme salto para uma educação de acesso quase universal.
No entanto, um olhar mais atento revela que ainda estamos longe de oferecer uma educação de qualidade. O esforço e o investimento do governo federal com o programa de alfabetização na idade certa é um indicador disso. Ou seja, ainda não resolvemos questões básicas para que nossa população esteja preparada para exercer sua cidadania.
De um lado, temos um maior acesso à educação, não só ao ensino fundamental, como também aos ensinos médio e superior. A maioria dos jovens que ingressaram na faculdade nos últimos anos consiste na primeira geração da família a estudar um curso superior. Além disso, pesquisas comprovam que quanto maior o grau de instrução, maior o nível salarial.
Por outro lado, as novas gerações querem protagonizar suas vidas, buscam mais autoria, diálogo e participação direta nos rumos da sociedade. Os jovens demandam novas estratégias de democracia direta.
Escutar o clamor das ruas por melhores condições de educação significa descortinar os vários entraves educacionais no Brasil, de modo que se possa superar o desafio de atender demandas de curto prazo, sem perder o contexto histórico e estrutural do país.
Nesse sentido, destaco dois aspectos que ainda entravam a melhoria da educação no Brasil.
Primeiro, as excludentes desigualdades educacionais: regionais (Norte/Nordeste de um lado e Sul/Sudeste de outro), entre a educação no campo e nas cidades e ainda as enormes diferenças entre as escolas situadas em regiões centrais e as da periferia das grandes cidades.
Segundo, a defasagem entre o currículo escolar e o mundo vivido cotidianamente pelas crianças, adolescentes e jovens.
O mundo contemporâneo exige uma educação que incorpore não apenas as novas tecnologias, mas também os temas da cidadania e que afetam o planeta. Sustentabilidade, equidade social, participação política, mobilidade urbana, empreendedorismo. Além de novos valores como cooperação, respeito, diálogo e cultura de paz.
As metodologias de ensino e aprendizagem precisam privilegiar o aprender fazendo, os games e as simulações. E, principalmente, demandam nova organização da escola aberta à comunidade e ao mundo.
Mudanças estruturais como essas dependem de se priorizar a educação como política pública nacional de fato e não somente nos discursos dos governantes.
A retórica dos políticos não convence mais os jovens que, assim como seus pais, sabem que é necessária uma educação de qualidade para alcançarem uma vida digna e bem-estar. Uma das conquistas dos milhares de jovens que foram às ruas é a instauração do debate político e social em torno da educação. As novas gerações estão colocando a questão como pauta na agenda política, econômica e social.

QUESTÕES:
1) Qual é o tema central abordado no texto?
R: O investimento na educação e o interesse dos jovens por ela.

2) Qual é o ponto de vista defendido?
R: Mudanças estruturais como essas dependem de se priorizar a educação como politica publica nacional de fato e não somente nos discursos dos governantes

3) Qual é o objetivo do texto?
R:Informar sobre a educação no Brasil.

4) Em sua opinião, os investimentos na educação estão realmente em falta?
R: Sim, pois há muitas regiões que sofrem com a pobreza e as pessoas não têm onde estudar, por falta de ambiente escolar adequado e profissionais qualificados.

5) O estudo é prioridade na vida de uma pessoa para que ela tenha um bom conhecimento e desenvolvimento profissional, sendo assim, você considera o investimento da educação importante para os jovens?
R: Com toda certeza, pois os jovens com um bom desenvolvimento e alta capacidade de entender o que se passa em nossas vidas, podem transformar o futuro, buscando o melhor a cada dia.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

JOSÉ MATIAS PEREIRA - OS MOTIVOS DO FRACASSO DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF

A sociedade brasileira se encontra cada vez mais apreensiva com o futuro. Essas preocupações decorrem do baixo desempenho da economia, inflação elevada e uma gestão pública emperrada, que se mostra incapaz de atender de forma adequada as demandas da sociedade.
    A percepção da população, de que o cenário socioeconômico e político estão se agravando, contribui para aumentar o desejo de mudanças na forma de governar e de fazer política no país.
   Os problemas econômicos do país têm as suas origens no segundo governo Lula, que a partir de 2009, foi se afastando de forma gradativa do tripé econômico que sustentava o Plano Real: metas de inflação, controle fiscal e câmbio flutuante.
  Essa política foi adotada pelo governo Dilma Rousseff , que implementou em seguida a "nova matriz macroeconômica", se distanciando ainda mais do tripé.    Esses ajustes não foram capazes de aumentar a taxa de investimento, nem de elevar a participação da indústria na economia.
   O descontrole das contas públicas por meio de uma política fiscal frouxa estimulou o aumento da demanda, baixando o nível de poupança pública, necessárias para os investimentos. Os elevados déficits em transações correntes no quadriênio (R$270 bilhões), e o aumento da dívida bruta, por despesas parafiscais ou repasses do Tesouro para bancos públicos foram recorrentes no governo Dilma.
   A política monetária exercida com voluntarismo para a redução dos juros fracassou, as taxas de juros Selic subiram para 11% ao ano. Apesar disso, a inflação permanece estacionada no teto da meta de 6,5%, com perspectivas de elevação.
    Os indicadores econômicos evidenciam que o governo Dilma vai encerrar o seu quadriênio (2011-2014), de forma melancólica: uma inflação acumulada de 27% em quatro anos, crescimento do PIB per capita que soma 3,5%, e a pior taxa média anual de crescimento da economia, próxima de 1,7%, a mais baixa nos últimos 20 anos.
    Observa-se que o fracasso de sua gestão foi resultado de decisões econômicas equivocadas, ao insistir em manter o estímulo à atividade por meio do consumo, agravado pela demora em incentivar os investimentos em infraestrutura no país, notadamente por meio de concessões.
   Assim, o governo Dilma será lembrado pelo baixo crescimento do PIB, inflação alta e déficits elevados em conta corrente, cujos efeitos negativos irão repercutir no nível de emprego e da renda no próximo governo.
   O governo, em nome da governança, também aparelhou o Estado, por meio da entrega fisiológica dos ministérios e das empresas públicas para os filiados do partido dos trabalhadores, bem como a partidos políticos aliados, sem levar em consideração a competência e a postura ética desses gestores.
    Essa decisão equivocada contribuiu para o baixo nível de desempenho da administração pública, comprometidos por desperdícios e escândalos de corrupção que permearam a atual gestão.
   É sabido que a retomada do crescimento da economia brasileira - que passa pelo aumento de produtividade - demandam tempo e investimentos, e em particular, um elevado nível de credibilidade do governante.
    Isso vai exigir dos eleitores escolhas criteriosas nas eleições que se aproximam. Infelizmente para a população, os erros graves que foram cometidos pelo atual governo, com a adoção de uma política econômica inconsistente e uma gestão pública travada, irão repercutir negativamente na economia e na vida da população nos próximos anos.

QUESTÕES:
1)O que será lembrado do governo de Dilma?
R:Será lembrado pelo baixo crescimento do PIB, inflação alta e déficits elevados em conta corrente, cujos efeitos negativos irão repercutir no nível de emprego e da renda no próximo governo.

2)Cite um argumento científico.
R:[...] a inflação permanece estacionada no teto da meta de 6,5%, com perspectivas de elevação.
    Os indicadores econômicos evidenciam que o governo Dilma vai encerrar o seu quadriênio (2011-2014), de forma melancólica: uma inflação acumulada de 27% em quatro anos, crescimento do PIB per capita que soma 3,5%, e a pior taxa média anual de crescimento da economia, próxima de 1,7%, a mais baixa nos últimos 20 anos.

3)O texto foi feito antes das eleições e o autor diz que os eleitores devem ser criteriosos na hora de votar. Agora, após as eleições, pode-se dizer que os eleitores foram criteriosos?
R:Não,porque o povo repetiu o mesmo erro de 4 anos atrás e agora tudo que aconteceu nesses 4 anos perdidos,vão se repetir porque o povo não soube escolher o seu representante.

O QUE É ARTIGO DE OPINIÃO?

O artigo de opinião, é um gênero textual em que o autor emite a sua opinião sobre o tema abordado. Normalmente é visto em jornais, revistas, sites etc... As vezes o autor expõe sua opinião com humor, ironia, e sentimentos propícios com o que aborda o texto. Os artigos contém análises, críticas e contrapontos.

terça-feira, 27 de maio de 2014

PREVENÇÃO DA DENGUE

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada

Fonte: http://www.combateadengue.com.br/prevencao-da-dengue/#ixzz32vaCk2d6



FORMAS DE SE PREVENIR:


DicasDicasDicasDicasDicasDicasDicasDicasDicas 
Dicas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

METÁFORA, PERSONIFICAÇÃO E ANTÍTESE

METÁFORA -  é uma figura de linguagem construída por uma comparação implícita.
Exemplo : Juliana é uma flor.

PERSONIFICAÇÃO - é a figura de linguagem que atribui características humanas a seres não humanos (animais,objetos,fenômenos da natureza...)
Exemplo: Hoje abri a janela e o sol sorriu pra mim.

ANTÍTESE - é a figura de linguagem composta por palavras opostas.
Exemplo: O amor e o ódio caminham lado a lado.


 EXERCÍCIOS
Metáfora:

1) O que é metáfora?
 R: É uma figura de linguagem, na qual compara-se argumentos implicitamente.

2) Cite duas frases com metáfora.
R: "Meu dia é uma maratona''
    ''Gabriela é uma luz iluminando minha vida''

3)Essa figura de linguagem possui comparação explícita ou implícita? Exemplifique
 R: Implícita. Pois ao comparar as ideias, não utiliza a palavra 'como'.
 Exemplo- comparação: "Essa menina é linda como uma flor.
                 metáfora: ''Essa menina é uma flor''

Personificação:

1)O que é personificação?
 R: É quando colocamos características de seres humanos a seres não humanos.

2)A personificação é usada em sua linguagem? Cite exemplos.
R: Poucas vezes. Exemplo: "Adoro quando o dia sorri pra mim"
                                          "O sol me abraça no frio"

3)Na frase: "O cachorro me agradeceu com um belo sorriso, o ossinho que lhe dei.'' Onde está a personificação? Explique.
R: Quando diz que o cachorro agradece o osso com um sorriso, sendo que cachorro não sorri, quem faz isso é o ser humano.

Antítese:

Assinale a alternativa que contém uma antítese:
(a) O amor é um sentimento maravilhoso.
(b) A paz caminha ao lado da guerra.
(c) O menino é um doce.
(d) Mariana está uma onça.

Resposta: alternativa B


EXERCÍCIOS DE ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS


1) A palavra se é conjunção subordinativa integrante (por introduzir oração subordinada substantiva objetiva direta) em qual das orações seguintes?

(a) Ele morria de ciúmes.

(b) A Federação arroga-se o direito de cancelar o jogo.

(c) O aluno fez-se passar por doutor.

(d) Precisa-se de pedreiros.

(e) Não sei se o vinho está bom.  

R: alternativa E


2)Na frase: “Suponho que nunca teria visto um homem”, a subordinada é:
a – (   ) substantiva objetiva direta
b – (   ) substantiva completiva nominal
c – (    ) substantiva predicativa
d – (    ) substantiva apositiva
e – (    ) substantiva subjetiva

R: alternativa A

3)No período: "É necessário que todos se esforcem", a oração destacada é:
a) substantiva objetiva direta
b) substantiva objetiva indireta
c) substantiva completiva nominal
d) substantiva subjetiva
e) substantiva predicativa

R: alternativa D






terça-feira, 20 de maio de 2014

Os desafios da adolescência



ANÁLISE DO TEXTO:

  • Título: Os desafios da adolescência
  • Autor: Wagner Ranña
  • Publicação: UOL, vivermente,dezembro de 2005.
  • Tema: Adolescência
  • Argumentos usados para defender o ponto de vista do autor:  [..] A própria existência da adolescência é bem marcada historicamente. Podemos dizer que ela é um fenômeno da contemporaneidade. Nas sociedades que não passaram pelas transformações que delineiam hoje o mundo ocidental, e mesmo nas sociedades atuais tradicionais, a passagem da infância para a vida adulta acontece de forma tranqüila, amparada por rituais socialmente estabelecidos, fazendo com que esta mudança seja vivida de forma coletiva, ritualizada, tradicional. Além disso, é transmitida de uma geração a outra por séculos. 
[..] necessidade de "ritualizar" a passagem vai ser então considerada problemática, e isso torna-se "o" adolescer. Daí o importante conceito de "síndrome da adolescência normal", de Aberastury e Knobel. O que antes era coletivo e tradicional hoje é "patológico e problemático". O que antes era marcado pelo amadurecimento biológico, e finalizado por um ritual de iniciação, hoje é vivido singularmente e de forma muito diversificada: é o primeiro beijo, a primeira transa, um piercing, uma tatuagem, uma viagem sem os pais. Dentre essas diversas formas de adolescer encontramos as mais problemáticas, as mais sofridas, e também as patológicas. Porém, a diferenciação entre o normal e o patológico é difícil, e promove-se muita estigmatização e patologização diante dos estranhos comportamentos dos jovens.




QUESTÕES SOBRE O TEXTO

1) Em que consiste esta etapa da vida - adolescente, adolescência e adolescer, pela qual passam todos os homens contemporâneos.
R: Consiste no período da vida que vai precisamente dos 10 anos até os 19 anos, 11 meses e 29 dias. Fase, em que ocorrem pelo menos três fenômenos importantes do desenvolvimento humano: do ponto de vista biológico, a puberdade, com o amadurecimento sexual e reprodutor; do ponto de vista social a passagem da infância para a vida adulta, com a assunção de papéis adultos e a autonomia em relação aos pais; e, do ponto de vista psicológico, a estruturação de uma identidade definitiva para a subjetividade.

2) O que é a puberdade precoce,segundo texto?
R: Segundo o texto, é uma antecipação do começo da puberdade. Essa antecipação se deve a vários fatores. Um deles é o aumento do peso corporal, que se deu em função das melhores condições de saúde e alimentação, mas também por um maior apelo para o amadurecimento sexual, determinado pelo imaginário veiculado nos meios de comunicação.

3)Cite 3 argumentos usados pelo autor para falar sobre contemporaneidade.
R:  -A existência da adolescência é bem marcada historicamente mesmo nas sociedades atuais e tradicionais, a passagem da infância para a vida bem tranquila .
- Nas sociedades ocidentais se caracterizam um alargamento do tempo da formação profissional que chega dos 25 anos ou mais. Nas sociedades modernas o adolescer passou a ser um processo vivenciado de forma individual com ideias de liberdade.
- A necessidade de ritualizar a passagem vai ser então considerada problemática e isso torna-se o adolescer. O conceito criado para evidenciar exatamente esse aspecto: da passagem da infância para a vida adulta, o sujeito terá de cumprir a tarefa de viver os lutos pela perda do corpo infantil e dos pais da infância restituindo-se subjetivamente como adulto.

4) O que o autor diz sobre a adolescência brasileira? Cite 3 aspectos mais importantes.
R: - O mais grave aspecto que envolve o adolescente brasileiro refere-se á mortalidade por causas externas hoje, na faixa etária entre os 15 e 20 anos se concentra a maior mortalidade.
- Os jovens são vitimas de ações ilegais, até mesmo criminosas, por domínio de poder ou choque contra a policia.
- Encaminhando para algum entendimento psicológico, ou não se vinculou ou foi atendido de forma inadequada, ao se ver mais livre o jovem desenvolve-se nas drogas, lideranças negativas ou com formas imaginarias de poder conseguir algo usando a violência.

5) Qual é, segundo o autor, o papel dos pais?
R: Segundo o autor, os pais também devem passar por um processo de mudança, deixando de tratar o filho, que está se tornando um adolescente , como uma criança, para o melhor do psicológico do jovem e também para não haver conflitos familiares.

6) O que o autor diz com relação a profissão''ídolos e amor''?
R: É  quando o jovem está em busca de seu papel social na escolha de uma carreira e procura ídolos ou amigos para se encaixar.O amor é uma forma que o jovem encontra para se construir.

7) Com qual argumento utilizado pelo autor você mais se identificou?
R: Quando o autor diz que o adolescer é um evento cheio de emboscadas ''O adolescer é um dos eventos cheios de emboscadas que temos de enfrentar na vida moderna.  As crises relacionadas às transformações envolvem a todos. Pais, educadores e profissionais da saúde também fazem parte dela e freqüentemente manifestam sintomas ao enfrentar a convivência com os jovens, revivendo suas próprias adolescências. O desamparo e a necessidade de criar os próprios rituais de passagem estão presentes em todos os períodos da vida humana, como no envelhecer, no aposentar-se e até mesmo no morrer."

segunda-feira, 28 de abril de 2014

ANÁLISE DOS CONTOS


  SUFOCO
           
        É um conto que possui narrador 3ª pessoa e intruso.
        Tudo acontece em um campo de futebol quando Jacarandá, o juiz, sofre com agressões verbais,com o desrespeito a sua mãe e é vaiado, por torcedores que assistem ao jogo. Tudo o que ocorre na partida que desagrada aos torcedores, fica sendo ''culpa'' do árbitro, até um jogador vem lhe tirar satisfações, e ocorre uma discussão, na qual, ele expulsa o centroavante, o que gera ameaças de tomar uma surra, logo depois o capitão da equipe da equipe vai para cima dele, o que causa tumulto entrando policiais e jornalistas . Ao término do jogo e de toda euforia, ele toma seu banho e pensa em tudo o que havia acontecido em seu trabalho e lhe bate insegurança. Ao sair do estádio é noite, e Jacarandá  está sozinho, ele dá sinal para um táxi, e quando o carro vai parando, torcedores revoltados com o resultado da partida o espancam cruelmente.


O CASO DA VARA

Damião era um rapaz que estava no seminário, por obrigação de seu pai. Lá, ele estava infeliz, até que certo dia resolveu fugir. Fugido do seminário, Damião não sabia para onde iria, já que seu pai o mandaria de volta para lá. Pensou em seu padrinho mais logo abandonou a possibilidade, já que foi ele que o levara para lá. Logo pensou em Sinhá Rita, uma viúva querida de seu padrinho.
Foi até a casa dela e contou-lhe o que havia acontecido. Pediu que ela  conversasse com seu tio, e pedisse que o tirasse do seminário. Sinhá Rita prometeu o ajudar, enquanto isso ele ficou hospedado na casa dela.

Certo dia, Sinhá Rita tinha dado as suas escravas tarefas a serem cumpridas. Uma delas ainda não havia acabado a tarefa em seu prazo, foi aí que Sinhá Rita se enfureceu e pediu que Damião  buscasse a vara com a qual bateria na garota. Damião levou algum tempo pensando se deveria realizar o pedido. Mesmo com pena da garota obedeceu o pedido, porque Sinhá Rita estava o ajudando a sair do seminário.



   

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4: DEBATER É MAIS IMPORTANTE QUE TROCAR IDEIAS

Informações
Texto 1
Texto 2
Texto 3

Informações sobre os textos lidos pelo grupo: título, autor, fonte (retirado do livro “tal”, da internet, do jornal etc.)
Título: “Anorexia e bulimia na infância e na adolescência.”
Autor
: Departamento Científico de Terapia Nutricional SBP.
Fonte: 
http://www.conversandocomopediatra.com.br
/website/paginas/materias_gerais
/materias_gerais.
php?id=177&content=detalhe
Título: Anorexia e bulimia aumentam entre crianças e adolescentes, dizem estudos internacionais
Fonte: 
http://amaivos.uol.com.br
/amaivos09
/noticia/noticia.asp?cod_noticia=11984&cod_canal=33
Título: Bulimia VS Anorexia
Fonte: http://veja.abril.com.br/especiais
_online
/anorexia-bulimia/bulimia-anorexia.shtml
Autor: Marina Dias




Tema e subtemas (o que dizem, como dizem, qual a opinião do autor sobre o tema)
Ao se tratar da anorexia, relata o fato de o jovem que sofre com essa doença, tende a diminuir o número de refeições e a preferir alimentos com baixa caloria, ou permanece em jejum por tempo prolongado, assim ocorre a perda excessiva de peso com grandes conseqüências psicológicas, e pode ocasionar a morte. O autor diz que a bulimia parece ser mais comum que a anorexia, pois o jovem pode manter seu peso ou estar acima. Diferentemente da anorexia, a bulimia se caracteriza pela ingestão de grande quantidade de alimentos, seguida pela indução do vômito.
Diz que cerca de 2% da população sofre com esses dois tipos de problema, com predomínio feminino, de 10 mulheres a cada um homem.
“O distúrbio geralmente se inicia na adolescência e se desenvolve pela exposição do adolescente a constantes situações de estresse. Não existe uma causa definida, mas sabe-se que existe uma interação entre fatores genéticos, psicossociais e sócio-culturais”- diz o endocrinologista Dr. Frederico Marchisotti.
O perfil do adolescente portador de distúrbio alimentar é de uma pessoa ativa, muitas vezes, líder da turma, perfeccionista. Comportamento obsessivo-compulsivo e depressão também estão associados ao quadro.
Ao falar sobre a anorexia e bulimia,relaciona-se com a anorexia nervosa e bulimia nervosa, que tem em comum as causas, sintomas, a perca de peso e as consequências. A opinião do autor sobre o tema é que em 70% dos casos, a anorexia e bulimia é causada pela “beleza magra’’ que é o estímulo ao corpo ideal.

Quais aspectos do texto lido ajudam o grupo a elaborar suas opiniões sobre o tema?
Dizer que quem sofre com uma dessas doenças, tem distúrbios psicológicos, e precisam ter ajuda de familiares e um tratamento médico.
Que essas doenças podem ser mais sérias do que imaginamos, pelo simples fato de só serem tratadas psicologicamente e que podem ocasionar outras doenças como a depressão, o que indica serem doenças gravemente preocupantes.
Ao dizer sobre que quem sofre dessas doenças são pessoas com problemas psicológicos e sociais e também ao mostrar as consequências da doença.

Os textos lidos apresentam um único ponto de vista sobre o tema ou pontos de vista diversos e, por vezes, divergentes?
Um ponto de vista, que diz ser duas doenças psicológicas e que podem levar a morte.
Um único ponto de vista, de dizer que são duas doenças graves, e que muitas vezes praticadas por excesso de vaidade.
Apresenta um único ponto de vista sobre o tema,ao mostrar que de qualquer forma a doença pode ser muito grave.

CRÔNICA


CRÔNICA DE UMA PASSEATA - OUTROS GRITOS

Preso à minha classe, à minha ideologia, à minha cor , vou pela rua cinzenta e me extravio entre os milhares,leio suas faixas e ouço seus brados para saber quem me torna, quem sou. Não perco consciência da minha identidade, das minhas convicções ,mas me misturo á massa e quero ser mais de um.

Aprecio alguns que empunham cartazes inesperados,que preferem gastar sua tinta contra a Fifa, essa entidade que quer se engastar por aqui e impor um regime de exceção: feito de monopólios, despejos forçados,especulações. Consigo ser então um jovem que mais critica do que se empolga com o futebol, embora saiba que assistirei ao próximo jogo da seleção.

Afasto-me desse núcleo e mais mudanças se produzem em mim: sou agora um jornalista atacando a imprensa tradicional, sou um anarquista, sou um metroviário reclamando o reajuste salarial, gritando a plenos pulmões contra o governador.

Distraído, me aproximo de facções que não obtêm minha apreciação: estranho jovens em efusão patriótica envoltos em bandeiras do Brasil, cantando o hino como jamis se canta, com entusiasmo febril. Seus gritos são velhos libelos contra toda política, ou contra o PT e a nova classe dominante, a pauta já desgastada da corrupção somada a pedidos vagos por saúde, educação.

Quando cruzam com grupos empunhando bandeiras de uma mesma cor, entoam seus gritos de rejeição, sem partido, sem partido, tentando abafar qualquer dissenso. A eles não me uno, acometido pelo sutil temor de uma cooptação, de uma espoliação reacionária do movimento popular. Devo seguir até o enjoo?, me pergunto sentindo pela primeira vez um desalento, o cansaço nas pernas.


ANÁLISE DA CRÔNICA
A crônica relata um acontecimento atual, os protestos que aconteceram no Brasil por causa da Copa. O autor da crônica quer dizer que os jovens estão mais empolgados com as críticas do que com a Copa que está por vir, e ele acaba indo protestar junto com os jovens e muitos vão apenas para destruir os patrimônios da cidade.

jkhhhh

terça-feira, 22 de abril de 2014

DIFERENÇA ENTRE CONTO E CRÔNICA



A crônica por vezes é confundida com o conto. A diferença básica entre os dois é que a crônica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos. A crônica também se utiliza da 
ironia e às vezes até do sarcasmo. Não necessariamente precisa se passar em um intervalo de tempo, quando o tempo é utilizado, é um tempo curto, de minutos ou horas normalmente.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

OPINIÃO DOS INTERNAUTAS SOBRE O FILME ''12 ANOS DE ESCRAVIDÃO''


1) anônimo:  Vale a pena, enrendo muito bom sem contar a performance dos autores
2) anônimo:  Que filme maravilhoso, e ao mesmo tempo tão triste... Pois pessoas assim existiram, e sempre existirão...
Parabéns pela premiação, aos ganhadores, principalmente à Lupita, linda demais!
3) anônimo: Maravilhoso !!!!!!!!!!!!! com certeza ganhara alguns oscar's   relata uma realidade que conhecemos  mas de uma perspectiva diferente em relaçao aos relatos sobre a escravidao no Brasil , a diferença estar em o negro ser o fator que move a historia e nao apenas um pano de fundo .   Realmente sublime !!!!!!   simplesmente  belo com um realismo e sensibilidade  incríveis .
4)Chato, arrastado e lacrimejante. Com tantos desqualificativos,  fica difícil imaginar como ''12 Anos de Escravidão'' ganhou tamanho prestígio junto à crítica e ao público, conquistando prêmios no Globo de Ouro e chegando com força ao Oscar-2014, nas categorias principais. Sinal dos tempos em que as obras cinematográficas são avaliadas primordialmente por aspectos externos a elas próprias e se transformaram em peças de panfletarismo ideológico, o que resulta em má política e péssimo cinema.

  • As impressões dos internautas sobre o filme são semelhantes às suas?
Resposta: Não, pois achamos o filme monótomo apesar de apresentar muito bem o tema, e a maioria dos internautas gostaram do filme.

  • Provavelmente, os comentários são organizados de formas distintas: alguns comentam o filme, outros relacionam-se bastante com o momento histórico; outros, ainda, fazem relações com os sentimentos humanos. Identifique pelo menos dois pontos de vista apresentados em diferentes perspectivas.
Resposta: Alguns relacionam o filme com o que acontecia no passado com os negros e por ser baseado em fatos históricos.Outros relacionam com sentimentos humanos tomando por base a crueldade e desigualdade.

  • Você se identificou com alguns dos comentários feitos pelos internautas? Por quê?
Resposta: Sim, um deles diz que o filme é chato e lacrimejante, o que concordamos,  pois além de triste repete muitas vezes a mesma coisa.

O QUE É RESENHA?

Resenha é um estilo literário que propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto,analisando e descrevendo aspectos considerados relevantes sobre ele, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado . O objeto resenhado por ser um filme,um álbum,uma peça de teatro e etc.Pode ser uma resenha ''critica'' ou ''descritiva''.




RESENHA DO FILME :  12 ANOS DE ESCRAVIDÃO


O filme 12 anos de escravidão , retrata em geral como era a vida dos escravos. Ele toma como exemplo um homem chamado Salomon que era um negro livre e tinha uma vida independente junto com sua família. Salomon foi enganado e sequestrado, acusado de ser um negro fugitivo e levado para ser escravo junto com outros negros. O filme também mostra o cotidiano dos escravos com o foco em Salomon e sua amiga Patsey,que sofrem muito nas mãos do fazendeiro Edwin Epps e sua esposa, que constantemente apelam com violência contra os dois, tratando os negros como objetos de trabalho.
As cenas que Patsey recebe chicotadas são dolorosamente reais e nos comove muito, retratando o quão preconceituoso e cruel o ser humano pode ser com o próximo. Salomon fica 12 anos na fazenda , onde acaba encontrando Bass , um branco que vai ajuda-lo a escapar da escravidão. Após seu resgate, Salomon Northup escreveu um livro detalhado sobre o que viveu nesses 12 anos, o que gerou o filme.



COMENTÁRIO DAS AUTORAS DA RESENHA


ISIS : No meu ponto de vista o filme foi bem planejado, ao mostrar como antigamente era praticado o racismo com os negros , fazendo-os como escravos, mas não foi um filme que me agradou , nem prendeu atenção , pois na maioria das partes ficou repetindo cenas que mostrava o trabalho e a agressão com os negros , o que na minha opinião deixou o filme monótono.

LAURA: Achei a história do filme muito boa, porque retrata perfeitamente a antiga realidade dos negros escravos. Sendo assim é um filme bastante triste porque demonstra como eles eram violentamente tratados. Porém achei que é um pouco repetitivo mostrando diversas vezes eles sendo mal tratados.

AMANDA: Eu achei o filme muito bom, mostrou muito bem o que os negros sofriam, como eram tratados com muito desrespeito como se fossem objetos de troca.O filme me fez refletir sobre a realidade da época e o quanto os brancos se achavam superiores e é um filme com cenas muito tristes e repetitivo.

GABRIELA RECO: Achei que o filme retrata bem a realidade dos escravos antigamente, como os maus tratos que eles sofriam pelos seus ''donos''.

GABRIELA VIEGAS: Achei o filme muito bom. fala de um negro antigamente que era livre, e que depois de algum tempo,infelizmente virou escravo,o filme retrata que antigamente os brancos tinham poder para fazer qualquer coisa com os negros. O filme fala bem como os negros eram tratados, o sofrimento deles quando apanhavam, mostrava também o sofrimento...

terça-feira, 15 de abril de 2014

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3- O DIÁLOGO ENTRE AS TIPOLOGIAS TEXTUAIS NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO

FILME: 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE O FILME:

1) Você gostou (ou não) do filme? Explique as razões.
Resposta: Não gostamos, pois além de mostrar muitas injustiças com os negros, foi um filme cansativo, achamos que mostrou muitas vezes a superioridade que os brancos tinham pelos negros, e repentinamente o trabalho exercido por eles.

2) O que você achou dos personagens? Por quê?
Resposta: Achamos que muitos personagens interpretaram muito bem a injustiça causada antigamente, sobre o racismo.

3) Que sentimentos a obra lhe despertou? Por quê?
Resposta: Revolta, tristeza e raiva, pois ficamos indignadas pela maneira que os brancos tratavam os negros.

4) O que você pensa sobre o tema central do filme?
Resposta: Que o racismo, é praticado por pessoas egoístas, que não conhecem os valores do próximo.

5) Você já havia pensado sobre esse tema? Em que circunstância?
Resposta: Sim, quando há uma certa discriminação de raças, como por exemplo a cota de faculdades  para os negros, isso mostra uma desigualdade, pois eles também tem a mesma capacidade que outros membros da sociedade.